Hospital Guimarães alargou horário do serviço domiciliário

A Unidade Móvel de Apoio Domiciliário (UMAD) do Hospital de Guimarães entrou em funcionamento no ano 2014.

O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães alargou o horário de funcionamento do seu serviço de hospitalização domiciliária. O Hospital passou a prestar este serviço todos os dias, das 08h00 às 24h00, quando até agora apenas era prestado nos dias úteis, entre as 08h00 e as 20h00. A experiência do Hospital já permitiu internar no Hospital e concluir o tratamento no domicílio a mais de 600 doentes, encurtando a estadia em cerca de um dia e os custos no Hospital, com plena satisfação dos doentes. No caso, trata-se da visita de enfermeiros ao domicílio do doente.

A Unidade Móvel de Apoio Domiciliário (UMAD) do Hospital de Guimarães entrou em funcionamento no ano 2014, contribuindo para otimizar a gestão das camas do Hospital. Proporciona cuidados no período pós agudo, possibilitando a recuperação do doente em ambiente familiar, através da deslocação de uma enfermeira, constituindo uma modalidade de cuidados de saúde complementares aos já existentes no Hospital. Existem critérios de inclusão claros para os doentes que recebem este tipo de cuidados.

A Unidade utiliza toda a tecnologia hospitalar compatível com o ambiente domiciliário e dá continuidade aos cuidados prestados no Hospital recorrendo a ações de promoção da saúde, tratamento da doença e de reabilitação.