Homens de Moreira de Cónegos cumpriram tradição

Romagem às Senhoras do Monte realizou-se ontem.

A Romagem dos homens de Moreira de Cónegos às Senhoras do Monte realizou-se ontem pela 56ª vez.

António Brás, presidente da Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos e também ele membro da comissão organizadora, lembra a importância de manter a essência desta romagem: “Temos a necessidade de continuar a divulgar a essência da romagem. Hoje, 56 anos depois da primeira romagem que o padre Duarte organizou, nós ainda hoje temos a necessidade de dizer aos jovens que o motivo foi dar graças às Senhoras do Monte pelo regresso dos militares vivos”.

Trata-se de uma iniciativa já com longa tradição, sendo que o programa se manteve em linha com os anos anteriores, com destaque para a homenagem, no cemitério, ao padre Duarte, Raul Leiras e a todos os romeiros falecidos durante o último ano. De seguida veio a romagem ao Alto das Três Virgens do Monte, a eucaristia, que foi transmitida pela Rádio Vizela, e, no final, a tarde de confraternização entre os vários homens presentes. Depois da despedida do local, com o cântico dos romeiros, a romagem despediu-se com uma sessão de fogo de artifício.

Na próxima quinta-feira, dia 13, acompanhe no RVJornal o suplemento dedicado a esta iniciativa já com longa tradição, não só em Moreira de Cónegos como na região.