Há entendimento entre MVS e Coligação na freguesia da cidade

A Assembleia de Freguesia de Caldas de Vizela tomou posse ontem à noite.

Mário José Oliveira é presidente do Executivo e José Carlos Sousa, o presidente da Mesa da Assembleia.

Recorde-se que nas Eleições Autárquicas de 01 de outubro, Mário José Oliveira foi eleito presidente pelo Movimento Vizela Sempre, mas sem maioria absoluta. O Movimento tem 6 mandatos, o PS 5 e a Coligação PSD-CDS/PP 2 mandatos.

Ontem à noite, como vogais do Executivo, e perante a apresentação de uma lista única, apresentada pela Movimento, foram eleitos António Castro, Clarisse Cunha, Manuel Maria Ribeiro e João Ribeiro.

Entretanto, foi também eleita a Mesa da Assembleia. Aqui foram apresentadas duas listas. Da Lista A, a do Movimento, constavam os nomes de José Carlos Sousa, Tatiana Costa e Vânia Costa. Já da Lista B, apresentada pelo PS, faziam parte Gonçalo Castro, Sílvia Lopes e Ana Paula Ribeiro. Venceu a Lista A com seis votos. A lista B obteve 5 votos, tendo havido o registo de duas abstenções. “O objetivo é elevar ainda mais a qualidade de vida da população de S. João e S. Miguel. O povo confiou em nós, entregando-nos a responsabilidade de dirigir os destinos da freguesia nos próximos quatro anos e, por isso, não os podemos desiludir. Espero poder chegar ao final do mandato dizer que valeu a pena e estar de consciência tranquila”, afirmou José Carlos Sousa. O presidente eleito da Mesa da Assembleia de Freguesia deixou ainda um repto: “A todos os membros da Assembleia de Freguesia peço para exercerem o seu papel de fiscalização com frontalidade e lealdade dentro dos princípios da sã convivência democrática e respeito pelos órgãos eleitos. Conto com vocês e podem contar comigo, pois tentarei ser um presidente de todos e para todos”.

Também o autarca Mário José Oliveira se dirigiu aos presentes: “Vou-me empenhar, tal como o tenho feito, para servir o melhor possível a nossa freguesia e o nosso concelho. Também espero a contribuição de todos os Membros da Assembleia. Sempre que puderem ajudar, eu agradecerei. Ajudem-nos a ser cada vez melhores, porque todos saíremos beneficiados ”.

Coligação deverá ver propostas inseridas no Plano de Atividades

No final, a Rádio Vizela quis saber se o acordo pós-eleitoral assinado entre Movimento Vizela Sempre e a Coligação PSD-CDS/PP terá reflexo nesta Assembleia de Freguesia. O que foi possível apurar é que houve conversações entre Mário José Oliveira e Cidália Faria, tendo ficado o compromisso de que os Planos de Atividades suportados nos respetivos Orçamentos poderão como base os programas eleitorais destas duas forças políticas.

Mesmo sem maioria absoluta na Assembleia de Freguesia, Mário José Oliveira está confiante de que tem todas as condições para “fazer um bom trabalho”. “Já tive duas conversas com a Cidália [Faria], sendo uma pessoa com quem tenho trabalhado ao longo dos anos. É jovem, dinâmica e gosta de trabalhar pela terra”, salientou o autarca, que afirmou estar disposto para “ouvir mais e fazer cedências”, o que passará pela execução de propostas da Coligação. “Sim, tenho um compromisso com a Cidália [Faria] e penso que haverá bom senso e possibilidade de alargarmos um pouco mais o nosso horizonte. Nós não sabemos tudo”, lembrou Mário José Oliveira.

Do lado da Coligação, Cidália Faria acredita que, através do acordo alcançado para a Câmara e Assembleia Municipal, será possível defender a freguesia de Caldas de Vizela, com a inclusão de medidas propostas pela força política que representa, situação que espera ver já concretizada no próximo Orçamento. Como prioridades, e em declarações à Rádio Vizela, falou na segurança e mobilidade dos residentes, bem como na criação de infraestruturas que permitam uma atividade cultural mais intensa. “Podem contar connosco para uma crítica construtiva e uma fiscalização muito ativa”, acrescentou.

A Rádio Vizela também ouviu Nuno Faria, do Partido Socialista: De mim, poderão esperar muito trabalho. Como elemento de um órgão fiscalizador, estarei no ativo para falar no que está mal e propor na assembleia aquilo que será necessário fazer. Como prioridades, teremos de resolver o problema do rio e do lixo. A equipa está unida para trabalhar em prol da freguesia”.

Intervir no cemitério de S. Miguel e incrementar a Habitação Social

Junto de Mário José Oliveira, a Rádio Vizela também quis perceber quais os dossiers que, nesta altura, mais preocupam o autarca vizelense, tendo este apontado o cemitério S. Miguel, cuja lotação estará praticamente esgotada, e a criação de novas condições ao nível da Habitação Social para apoiar os vizelenses que não têm condições financeiras para pagar rendas elevadas.

PUB___