Fim de semana com iniciativas alusivas ao 19 de Março

Confira as iniciativas que marcam o fim de semana.

Teatro: “Deixemos o Sexo em Paz”

Foto: João Azevedo - Vizelab

A Câmara Municipal de Vizela, o Agrupamento de Escolas de Infias e o Agrupamento de Escolas de Vizela promovem a peça de teatro “Deixemos o Sexo em Paz”. O espetáculo vai ter lugar na sexta-feira, dia 17, com início às 21h00, no mesmo espaço. “Deixemos o Sexo em Paz” é um espetáculo de comédia cujo conteúdo integra-se no programa de educação sexual, saúde e afetos. “Este espetáculo da Companhia de Teatro Maria Paulos recebeu vários prémios e foi classificado de grande qualidade e de enorme interesse pedagógico”, refere uma nota de imprensa da Câmara de Vizela. A peça de teatro está inserida nas comemorações do 19º aniversário do Município de Vizela.

Livro “Vizela – Anos 20”

A apresentação do livro “Vizela – Anos 20”, de Luísa Villarinho Pereira, está marcada para esta sexta-feira, dia 17, na Biblioteca Municipal Fundação Jorge Antunes. “Vizela – Anos 20” é um livro de fotografias, de memórias e de identidade, uma obra para recordar ou conhecer Vizela, a sua ruralidade, o quotidiano e as termas.

O livro serve ainda para homenagear o pai de Luísa Villarinho Pereira que nos anos 20 visitou várias vezes Vizela onde teve a oportunidade de fotografias diversos ambientes. O livro tem apresentação agendada para as 18h00. A iniciativa está inserida nas comemorações do Município de Vizela.

“Contrastes”

Sabina Figueiredo está com uma exposição na Loja Interativa de Turismo de Vizela. A mostra designa-se de “Constrastes” e está patente até ao dia 30 deste mês.

Livro sobre Chicória

A apresentação do livro “Joaquim da Costa Chicória. Vida e Obra, estudo preliminar”, de Joaquim Ribeiro, está marcada para este sábado, dia 18, no auditório do Centro Pastoral de S. Miguel, pelas 16h30. O vizelense Joaquim Ribeiro, músico de profissão, integra a Orquestra Sinfónica Portuguesa e a Banda Sinfónica da GNR.A apresentação contará com a versão para Orquestra de Câmara dos “Murmúrios do Vizela”.  

Nespereira: Mês Cultural

A freguesia de Nespereira está a receber a 2ª edição do Mês Cultural, iniciativa promovida pela Junta de Freguesia com o objetivo de homenagear Raul Brandão e toda a cultura de Nespereira.

A programação para os próximos dias é a seguinte: nesta sexta-feira, dia 17, no auditório da Junta de Freguesia, pelas 21h00, está marcada uma Noite de Fados com o Grupo “Cidade Berço” e com a participação de Miguel Faneca, e no sábado, dia 18, terá lugar uma caminhada cultural pelos “Caminhos de Santiago em Nespereira”, com início às 16h00, na sede da Junta, e à noite, a partir das 21h00, haverá teatro, no auditório da Junta. Segue a II Feira de Época – “Ao Encontro de Raul Brandão”. O evento realiza-se nos dias 25 e 26, sendo que no primeiro dia, pelas 21h30, vai decorrer uma Gala Equestre. No domingo, dia 26, vai celebrar-se uma eucaristia evocativa da memória de Raul Brandão, às 11h00, com a participação do grupo TetrAcord’Ensemble. Já no dia 31, pelas 21h00, o Grupo de Teatro e Ensaio de Nespereira vai aos espaços criativos de Brito.

A inauguração do Mural Comemorativo dos 150 anos do nascimento de Raul Brandão, no apeadeiro da CP em Nespereira, ainda não tem data marcada. Refira-se que as comemorações dos 150 anos do nascimento de Raul Brandão arrancaram no ano passado.

Cortejo de oferendas em Vilarinho

Está marcado para este domingo, dia 19, um cortejo de oferendas organizado pela Comissão de Festas de Nossa Senhora do Rosário, de Vilarinho. O cortejo tem início às 14h00, nas antigas escolas de Paradela, e termina junto ao Mosteiro de Vilarinho, local onde irá decorrer um leilão. Em simultâneo, neste mesmo local, estará em funcionamento um serviço de bar.

Feira das Francesinhas

A III Feira das Francesinhas, organizada pelo Agrupamento de Escuteiros de Infias, Nº1092, com o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, realiza-se neste sábado, dia 18, a partir das 18h00, no Salão Paroquial de Infias (antiga sede da AIREV). Para além da francesinha especial haverá pregos e um menu infantil. Para reservar mesa deve telefonar para o 911 777 930 ou para o 911 708 139.

Tomada de posse do CCR de Infias

A tomada de posse dos Corpos Gerentes para o Biénio 2017/2018 do CCR de Infias está agendada para este sábado, dia 18. A Assembleia Geral da coletividade, que servirá para a tomada de posse dos Órgãos Sociais, tem início às 21h00.

“Restauração do Concelho de Vizela”

O Movimento Vizela Sempre – Victor Hugo Salgado 2017 organiza a tertúlia “Restauração do Concelho de Vizela”. A sessão está marcada para esta sexta-feira, dia 17, e segundo o movimento, “contará com a presença de vários vizelenses que tiveram participação ativa na luta autonómica”.

“Mostra de Associativismo Escolar”

O Jardim Manuel Faria recebe neste domingo, dia 19, pelas 14h00, no âmbito das comemorações do 19 de março, uma “Mostra de Associativismo Escolar”, promovida em parceria com algumas das Associações de Pais das Escolas do Concelho, nomeadamente: a Associação de Pais da EB de Santo Adrião de Vizela; a Associação de Pais de EB Joaquim Pinto – S. João; a Associação de Pais e Amigos da EB e JI do Cruzeiro de Infias; a Associação de Pais do JI e EB do Monte – Santa Eulália e a Associação de Pais do Centro Escolar de S. Miguel. Segundo uma nota do Município, a iniciativa “consistirá na venda de comes & bebes, cuja receita reverterá exclusivamente a favor de todas as associações participantes. De referir ainda que estará representada a Biblioteca Municipal Jorge Antunes, com atividades recreativas para o público infantil”. Paralelamente vai realizar-se uma “Tarde Musical”, mas com início às 15h00. Vão participar a Tuna da Universidade Sénior do Rotary Club de Vizela; o Grupo de Cavaquinhos da Casa do Povo de Vizela e o Grupo Musical “ALEZIV”. Caso o estado do tempo não permita a realização destas atividades neste dia, as mesmas serão canceladas.

 “Sem Tabus” em Infias

O auditório da EB 2,3/S de Infias recebe nesta sexta-feira, dia 17, entre as 09h30 e as 13h00 o projeto “Sem Tabus”. Maria Clara Correia e Raquel Araújo, monitoras deste projeto da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, vêm a Infias falar sobre “Sexualidade, Orientação Sexual e Identidade de Género” aos alunos do 10º ano com o intuito de esclarecer dúvidas e descodificar pré-conceitos de forma a tornar a sexualidade “Sem Tabus”.

“Sem Tabus é um projeto da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), aprovado pela Direção Geral da Saúde (DGS) e Direção Geral de Educação (DGE), entre outras entidades oficiais é levado a cabo por alunos de medicina, capacitados para a realização de ações sobre Saúde Sexual e Reprodutiva, coordenado na Escola Básica e Secundária de Infias, Vizela pela professora Assunção Pacheco.