Festas da Senhora d’Ajuda esperam por si

Esta noite atuam os 4Mens. Confira o programa completo.

Rui Martins vive por estes dias a primeira experiência como parte integrante de uma Comissão de Festas. Natural de Moreira de Cónegos, o juiz das Festas de Nossa Senhora d’Ajuda assumiu o cargo depois da desistência de um dos elementos da Comissão de Festas: “Fui convocado para ser festeiro, [entretanto] houve uma desistência e o grupo decidiu que seria eu o juiz da festa”. Posto isto, foi tempo de “arregaçar as mangas” e há meses que as festividades estão a ser preparadas. “Temos que agradecer ao povo de Moreira de Cónegos, às empresas [pelo apoio dado], fizemos dois passeios, um a Fátima e outro a Resende, fizemos [ainda] o levantamento do mastro e agora temos o resto da semana para finalizar e ver se fazemos algum dinheiro para conseguir a verba suficiente para fazermos as festas”, indicou Rui Martins, depois de adiantar que o orçamento das festas deste ano é de 30 mil euros.

Uma preocupação – e que se verifica também noutras localidades – é a falta de pessoas que aceitem integrar as Comissões de Festas. Para 2019, e na altura da entrevista a Rui Martins, ainda não havia comissão: “Ainda não há Comissão de Festas para 2019 e vai ser muito complicado [conseguir]. Ninguém quer fazer as Festas de Nossa Senhora d’Ajuda, dá muito trabalho e as pessoas cada vez mais fogem a este compromisso”. Mas isso quer dizer que para o ano há o risco de não haver festa? Questionámos Rui Martins: “Isso não. Acredito que toda a gente vai trabalhar para escolher uma Comissão de Festas para o fazer, o que não é fácil. Nós somos votados pela Comissão anterior, na nossa houve duas desistências e esperemos agora não ter os mesmos problemas que tivemos”.

Mas antes da festa de 2019 temos a deste ano e Rui Martins espera “que corra tudo bem, que haja dinheiro para pagar todas despesas da festa e que no final possamos sentir orgulho de fazer uma festa bonita”. “Estamos a trabalhar para vermos muita gente em Moreira de Cónegos”.

 

Programa

 

Dia 10 de agosto

200h00 – Novena na Capela

21h00 – Atuação do Rancho Folclórico Adulto e Infantil do CCR de Moreira de Cónegos

22h30 – Atuação dos 4Mens

 

Dia 11 de agosto

08h30 – Arruada de bombos

20h30 – Eucaristia, seguida de procissão de velas. No final há sermão em Honra de Nossa Senhora d’Ajuda

 

Dia 12 de agosto

08h00 – Entrada da Banda Filarmónica de Moreira de Cónegos

09h00 – Eucaristia na Igreja Paroquial

11h00 – Missa campal solene cantada pelo Grupo Coral S. José de Moreira de Cónegos

15h30 – Oração Mariana com recitação do terço e consagração de Nossa Senhora

16h00 – Procissão em Honra de Nossa Senhora d’Ajuda

              Bênção do Lenho

17h30 – Atuação da Banda Filarmónica de Moreira de Cónegos

22h00 – Encerramento com uma sessão de fogo de artifício