Festas da Senhora da Tocha até domingo em Santo Adrião

Festas da Senhora da Tocha: as mais importantes de Santo Adrião

Luís Carlos Magalhães é o presidente da Comissão de Festas da Senhora da Tocha. “É uma experiência completamente nova”, afirma o responsável, que é também o presidente da Junta de Freguesia de Santo Adrião. Para gerir os dois papéis, admite, foi preciso algum “jogo de cintura”.

Tudo começou devido a um “desafio lançado por um amigo”, explica Luís Carlos Magalhães: “Ele já me tinha falado, muito antes da nomeação da comissão deste ano, que gostaria que eu preenchesse o lugar dele eu disse que sim”. “Entretanto a pessoa que era para assumir a presidência das festas acabou por não assumir e eu, para não deixar ficar mal, assumi a presidência das festas”.

Segundo afirmou esta “é uma experiência completamente nova” para si e que o facto de 2017 ter sido um ano de eleições autárquicas obrigou a alguns ajustes: “Fiquei muito apreensivo no início, num período que coincidiu com as eleições do ano passado porque eu não quis estar a misturar as coisas. A Comissão de Festas esteve um bocadinho em banho-maria, por assim dizer, e só a partir de outubro é que começámos a organizar alguns eventos para a angariação de fundos, mas, felizmente, tudo correu bem e pode-se dizer que chegamos à festa com o dinheiro praticamente todo [conseguido] para os custos que iremos ter”.

A Comissão de Festas é composta por elementos e é preciso também saber gerir “diferentes sensibilidades” e “saber conciliar todas estas situações, mas, felizmente, correu tudo muito bem e os eventos que organizámos acabaram por ter uma boa adesão da população e isso acabou por nos dar algum conforto e orgulho pelo tempo que passámos ao longo deste ano”.

 

Duas novidades no cartaz das festas

 

Sobre o programa das Festas da Senhora da Tocha Luís Carlos Magalhães aponta duas novidades: “Temos um grande grupo a atuar na sexta-feira, é uma novidade em Santo Adrião, normalmente é um grupo menos conhecido, e este ano decidimos fazer uma aposta com os 4Mens, acho que vai ser uma aposta ganha, é um grupo muito conhecido e que atrai sempre muitos fãs. Outra novidade foi a introdução da Fanfarra de Majoretes na procissão de domingo”.

“O Orçamento que definimos foram 18 mil euros”, refere o presidente da Comissão de Festas.

A Junta de Freguesia deu o apoio habitual nestes casos, ou seja, apoio logístico e os pedidos de licenças que são necessários.

“Apareçam para as Festa da Senhora da Tocha, vai estar bom tempo, vamos ter dois grandes grupos, um na sexta-feira e outro no sábado, vamos ter uma grande procissão de velas e no domingo iremos culminar a festa com uma procissão em volta do monte da Santa”, apela Luís Carlos Magalhães.  

 

Programa

 

Quinta-feira, dia 17

Durante todo o dia – Música gravada

21h00 – Recitação do terço e eucaristia

 

Sexta-feira, dia 18

Durante todo o dia – Música gravada

Abertura da tômbola

21h00 – Recitação do terço e eucaristia

22h00 – Atuação dos 4Mens

 

Sábado, dia 19

Durante todo o dia – Música gravada

08h30 – Saída de dois grupos de bombos a percorrer a freguesia

21h00 – Procissão de velas com saída da Capela de S. Crau

22h30 – Atuação de João Neto & Leonardo

01h00 – Grande sessão de fogo de artifício

 

Domingo, dia 20

Durante todo o dia – Música gravada

14h00 – Entrada da Fanfarra de Majoretes de Vizela

15h30 – Eucaristia na Capela seguida de procissão

Encerramento da festa com grandiosa sessão de fogo de artifício