Festa do Senhor do Padrão é marca identitária de Gandarela

Festa realiza-se entre hoje e amanhã. A Rádio Vizela vai transmitir a eucaristia de quarta-feira, dia 26.

No ano em que completam 18 anos de idade, os jovens de Gandarela têm a missão de organizar a principal festa desta localidade – a Festa em Honra do Senhor do Padrão.

São nove os elementos – cinco raparigas e quatro rapazes - que compõem a Comissão de Festas deste ano. Vânia Mendes é um desses membros e à Rádio Vizela partilhou algumas das suas memórias de infância relativas à Festa do Senhor do Padrão: “Sempre participei nas festas, lembro-me de ir com os meus pais, recordo-me de ver as pessoas todas juntas em torno de uma fogueira, que tradicionalmente é acesa. Lembro-me de ouvir os concertos dos artistas e da união de toda a comunidade nestes dias de festa”.

“Os jovens também são capazes de fazer mais do que as pessoas pensam”, disse, orgulhosa, quando questionada sobre qual a importância que os jovens dão a esta festa.

Desde janeiro que Vânia Mendes e os restantes colegas estão no terreno para angariar fundos para a Festa do Senhor do Padrão. “Pensava que organizar as festas seria mais fácil, mas, afinal, tivemos muito trabalho”, reconheceu a jovem. Excursões e tasquinhas foram algumas das atividades dinamizadas. Comércio, setor empresarial e comunidade em geral foram fundamentais neste percurso de angariação de verbas. “Acho que a população adere muito a esta festa e isso facilitou o nosso trabalho, porque conseguimos donativos generosos”, explicou Vânia Mendes, enquanto agradecia o contributo de todos.

O orçamento da Festa em Honra do Senhor do Padrão ronda os 10 mil euros, daí que a cooperação de todos é determinante. Neste sentido, e até à festa, a organização está a vender rifas com cinco prémios a serem sorteados durante os festejos. O primeiro prémio é um cabaz, o segundo um presunto, uma camisa é o terceiro prémio, o quarto são edredões e o 5º prémio é uma garrafa de whiskey. Por isso, ainda há forma de ajudar a organização.

Os nove elementos da Comissão de Festas, todos com 18 anos de idade, já se conheciam, logo o entrosamento entre todos já existia, o que facilitou a distribuição de tarefas. No entanto, brincando, Vânia Mendes salientou que “houve algumas discussões, mas isso faz parte”.

A jovem gostaria que o recinto das festas tivesse outras condições para receber com mais comodidade todos os residentes, mas também os forasteiros que passam por Gandarela nos dias de festa, isto porque no inverno, para além do frio, também a chuva, por vezes, faz questão de aparecer sem estar convidada.

“É importante manter esta tradição, por isso convidamos toda a gente a aparecer, vai ser uma festa divertida, apareçam”, salienta a Comissão de Festas.

 

Programa

 

Dia 25, terça-feira

22h00 – Atuação de Jorge Amado

24h00 – Sessão de fogo de artifício

 

Dia 26, quarta-feira

09h30 – Eucaristia em Honra do Senhor do Padrão – com transmissão, em direto, na Rádio Vizela

15h00 – Rancho Folclórico de Santa Marinha de Mogege

16h00 – Rancho Folclórico de Pevidém

20h00 – Encerramento da Festa com sessão de fogo de artifício