Fábio Ribeiro e Daniela Pereira venceram osTrilhos Cónegos

Prova marcada pelo sucesso neste regresso do BTT a Moreira de Cónegos

 

 Fábio Ribeiro e Daniela Pereira foram os grandes vencedores em elites do 1.º BTT XCO Trilhos Cónegos, segunda prova do Campeonato do Minho BTT XCO SCORE Tech que se realizou em Moreira de Cónegos numa organizada conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Morávia - Associação Juvenil de Moreira de Cónegos.

 

Com assinalável êxito, o 1º BTT XCO Trilhos Cónegos marcou o regresso do Cross Country Olímpico a Moreira de Cónegos, vila que recebe, desde 2006, alguns eventos importantes do BTT, como foram os casos do Campeonato Nacional de XCO em 2011 e do XCO Internacional de Moreira de Cónegos - Troféu Objetivo 2012, competição que contribuiu para a qualificação de Portugal para os Jogos Olímpicos de Londres, entre outras competições.

Fábio Ribeiro (ACDRR BTT / LR Opticas / RJ Group) venceu a prova de elites tendo feito o tempo de 01:14:51 h, gastando menos 06:03m que o segundo classificado, António Azevedo, da Tomatubikers/Toyota Macedo & Macedo. Fábio Martins (BTT Braguinhas /Padim da Graça) fechou o pódio de Elites Masculinos.

Daniela Pereira (Saertex Portugal /Edaetech) voltou a impor-se na prova de Elites Femininos, vencendo com o tempo de 01:10:51 e reforçando a liderança do Campeonato do Minho. Na segunda posição ficou Leandra Gomes, do Batotas/Ponte de Lima, que gastou mais 07:20m que a vencedora, mas também conseguiu reforçar o segundo lugar do campeonato minhoto. Na terceira posição terminou Tânia Lima, do Batotas/Ponte de Lima.

Em sub-23 a vitória sorriu a José Simões, da Tomatubikers/Toyota Macedo & Macedo, que gastou 01:17:43 h para percorrer o trajeto da prova, deixando na segunda posição Tiago Alves (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) enquanto José Ribeiro (Joane BTT/Trilhos Bike) foi terceiro.

Duarte Monteiro, do Joane/Trilhos Bike, venceu a prova de Masters 30, deixando nas posições imediatas dois ciclistas do BTT Braguinhas/Padim da Graça: Cláudio Veloso e Marco Silva. António Viana, do Bombos São Sebastião / MonçãoBike / Lusomotor, saiu vitorioso em Masters 40 e consolidou a liderança no Campeonato do Minho BTT XCO SCORE Tech. António Rocha (Saertex Portugal/Edaetech) foi segundo em Moreira de Cónegos e ocupa a segunda posição no campeonato do Minho. José Ribeiro (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact) terminou o 1º BTT XCO 1º Trilhos Cónegos em terceiro lugar.

Em Masters 50 a vitória foi para o individual António Sousa, enquanto João Araújo (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) terminou em segundo e José Pires (Batotas/Ponte de Lima) foi terceiro. Com esta vitória António Sousa lidera o Campeonato do Minho BTT XCO SCORE Tech após a conclusão da segunda prova.

João Cruz, da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, venceu a prova de Moreira de Cónegos, com o tempo de 44:27m, menos 04:52m que o segundo classificado, Vasco Cunha, do BTT Matosinhos. Na terceira posição ficou David Maquieira (Avanza A.D.). João Cruz, que já tinha vencido em Paredes de Coura, reforçou o comando do Campeonato do Minho BTT XCO SCORE Tech.

Catarina Lopes, do Batotas/Ponte de Lima, triunfou na prova feminina de Cadetes, com o tempo de 55:41m, menos 22.44m que a segunda classificada, Maria Silva, do BTT Matosinhos.

A atleta de Ponte de Lima reforçou o comando do Campeonato do Minho, pois já tinha ganho a primeira prova.

Lucas Braga (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact) foi o grande vencedor da prova de Juniores Masculinos. O atleta de Roriz percorreu o trajeto em 01:11:50, menos 2:33m que o segundo classificado, Rúben Queirós, da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde. Na terceira posição ficou Tiago Silva, da Tomatubikers/Toyota – Macedo & Macedo.

Com a vitória em Moreira de Cónegos, Lucas Braga assume o comando do Campeonato do Minho BTT XCO SCORE Tech, enquanto Rúben Queirós sobe ao segundo posto

Na prova feminina, a vitória foi para Rafaela (Maiatos), enquanto Joana Santos e Rute Silva, ambos do Tomatubikers/Toyota Macedo & Macedo, preencheram os restantes lugares do pódio.

A formação Tomatubikers / Toyota – Macedo & Macedo foi a grande vencedora por equipas do 1º BTT XCO Trilhos Cónegos. Na segunda posição ficou a AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde, enquanto a Saertex Portugal/Edaetech concluiu a prova de Moreira de Cónegos em terceiro

O Domarsa/CODE/Santa Cruz/Bicicastro foi a grande vencedora da prova de Escolas do 1º BTT Trilhos Cónegos, conquistando dois primeiros lugares, em Infantis e Pupilos. Na segunda posição ficou o Bila Bikers/Carnes Silva/Cycles Oliveira e a fechar o pódio a Seissa/KTM-Bikeseven/Matias &Araújo/Frulact.

Na classificação individual, Miguel Lopes, da Bila Bikers/Carnes Silva/Cycles Oliveira venceu a prova de Pupilo-Benjamins, deixando nos lugares imediatos Tomás Vigário, do Domarsa/CODE/Santa Cruz/Bicicastro e Daniel Silva, da Escola BTT Matosinhos.

Em femininos, a vitória foi para Mariana Ribeiro, BMC/Póvoa de Varzim/CDC Navais, enquanto Matilde Correia, Bila Bikers/Carnes Silva/Cycles Oliveira foi segunda e Matilde Fernandes, Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact terminou na terceira posição.

Em Iniciados venceu Pedro Martins, da Bila Bikers/Carnes Silva/Cycles Oliveira. O seu colega de equipa António Pinheiro foi segundo, enquanto Dinis Carreiras, da Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact terminou na terceira posição.

Já na prova feminina a vitória foi para Lara Azevedo, da Escola BTT Matosinhos, tendo Rita Fontinhas (Maiatos) ficado em segundo e Leonor Silva (Tomatubikers/Toyota -Macedo & Macedo) em terceiro.

Em infantis venceu João Vigário, da Domarsa/CODE/Santa Cruz/Bicicastro, tendo deixado nos lugares imediatos Hugo Ramalho (Maiatos) e Rui Sabino (União de Ciclismo da Trofa).

A atleta do Maiatos Margarida Vasconcelos venceu a prova feminina dos Infantis, enquanto Sofia Sousa (Bila Bikers/Carnes Silva/Cycles Oliveira) terminou na segunda posição e Alexandra Moreira (Escola BTT Matosinhos) fechou o pódio.

Na categoria de Juvenis a vitória foi para João Martins, da Seissa/KTM -Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact, que deixou na segunda Lucas Ferreira, da Bila Bikers/Carnes Silva/Cycles Oliveira. Bruno Lopes, da Seissa/KTM -Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact terminou na terceira posição.

Beatriz Silva, da equipa da BMC/Póvoa de Varzim/CDC Navais venceu a prova feminina, deixando nos lugares imediatos Matilde Fraga (Bila Bikers/Carnes Silva/Cycles Oliveira e Margarida Fernandes (Bila Bikers/Carnes Silva/Cycles Oliveira.

Rui Pinto (Morávia) faz balanço positivo

Rui Pinto, da Morávia - Associação Juvenil de Moreira de Cónegos, faz um balanço positivo do 1º BTT XCO Trilhos Cónegos.

“O balanço só pode ser considerado positivo. Tivemos aqui muita gente, mais do que inicialmente estávamos à espera quer para participar, quer a assistir às provas. O tempo também ajudou e ninguém se magoou, o que também é muito importante”, começou por afirmar aquele responsável.

Rui Pinto salientou ainda que “também tivemos três atletas locais a participar na prova, na classe de Promoção. Um jovem de 14 anos e dois masters 40. Isso também é importante porque pode incentivar as pessoas de Moreira de Cónegos a ingressarem na modalidade”

O responsável da Morávia confessou que “foi uma prova de que muito trabalho”, mas garante “estamos cansados, mas determinados em dar continuidade a este Trilhos Cónegos. Já estamos a pensar na prova do próximo ano”.