Cortejo é homenagem à história contemporânea de Vizela

Sai hoje à rua, pelas 22h30, a partir da Rua da Saudade.

O Cortejo Vizela dos Tempos Idos é o momento mais aguardado das Festas da Cidade de Vizela. Este é evento que marca o encerramento das festividades e é também ele que mais gente atrai à cidade. Os passeios, as ruas ficam preenchidos de vizelenses, mas também de muitos forasteiros que neste dia visitam a cidade e participam nas festas.

Mas o que espertar do cortejo deste ano? É isso que muitos querem saber e foi precisamente essa a pergunta que fizemos a Ana Cunha, elemento da Comissão de Festas da Cidade, que está a coordenar este evento.

“Poderão ver passar a história de Vizela, mais concentrada entre o século XVIII e o século XX, serão oito carros alegóricos carregados de boa disposição, com figurantes vestidos a preceito e também imbuídos de um espírito animado para dar a conhecer a todos os vizelenses - e turistas que se deslocam a Vizela - um bocadinho da nossa história e mostrar daquilo que somos feitos”, disse Ana Cunha.

De acordo com a responsável, haverá cerca de 700 figurantes no total, desde “pessoas que vão encarnar uma personagem, as pessoas que vão nas bandas, nos bombos, a cantar serenatas”. Segundo adiantou ao RVJornal, na passada terça-feira, dia 13, pela hora de almoço, ainda havia vagas disponíveis para quem quisesse inscrever-se: “Ainda há possibilidade de haver algumas inscrições para últimos números, para alguns lugares pontuais, mas, grosso modo, as inscrições estão praticamente encerradas, mas se aparecerem alguns homens dava jeito porque as mulheres, em maior percentagem, aparecem mais”. “Não contratamos ninguém, as pessoas aparecem porque querem e toda a gente que queira vir com espírito de participar são bem-vindos, temos alguns participantes que até são de fora de Vizela, de Freamunde, de Joane, de Felgueiras e que fazem questão de partilhar este momento connosco”.

Aqueles que ainda não se inscreveram ainda vão a tempo. Basta fazer a inscrição online, através do site das Festas da Cidade, ou então presencialmente na “Mercearia - Café & Petiscos”, na Rua Dr. Abílio Torres, na “Pastelaria Fina” ou na Loja Interativa de Turismo, na Rua Dr. Alfredo Pinto.  Mas o que vão retratar os oito carros alegóricos? Quisemos saber, mas Ana Cunha pouco disse: “Nós procuramos sempre que seja surpresa, que as pessoas cheguem e sejam surpreendidas”. Um desses carros, já anunciado por João Vaz, presidente da Comissão de Festas, servirá para agradecer e homenagear os figurantes.

Nesta quarta-feira, dia 14, pelas 22h30, o cortejo sairá da Rua da Saudade, passando de seguida pela Rua Dr. Abílio Torres, Rua Dr. Bráulio Caldas, Av. Manuel Campelos, finalizando no Multiusos. Terminado o cortejo, os olhos ficam postos no céu, porque a partir da 01h00 haverá uma grande sessão de fogo de artifício no centro da cidade. Será este o adeus às Festas da Cidade de Vizela 2019, num evento que regressará no próximo ano.