Cortejo do 05 de Agosto voltará a sair às ruas de Vizela

Este ano assinala-se 36 anos do 05 de Agosto de 1982.

A Comissão de Festas do 05 de Agosto de 1982 está a ultimar o programa das festividades deste ano que vão acontecer nos dias 04 e 05. No ano passado, a organização decidiu fazer pela primeira vez um cortejo e este ano vai manter-se esta aposta.

Júlio Brito, que lidera a Comissão de Festas, disse à Rádio Vizela que o programa está quase fechado. No dia 04 de agosto sairá novamente à rua um cortejo, “à imagem daquilo que foi feito no ano passado” e, “possivelmente, no dia 05 iremos fazer a romagem aos cemitérios e à tarde teremos um espetáculo de variedades”. “Será dentro disto que serão as comemorações deste ano”.

De acordo com Júlio Brito, o cortejo “terá um trajeto ligeiramente diferente do ano passado, mas também ainda estamos a ultimar os pormenores”. Quem quiser participar neste cortejo deverá inscrever-se até ao final deste mês de julho no “Café 05 de Agosto” ou nas das redes sociais da Comissão de Festas. A organização quer “projetar cada vez mais esta data” e quer que “o cortejo tenha maior dimensão”. Para isso, “é fundamental que o público adira, não só na assistência, mas também que faça parte integral do cortejo”. “No primeiro ano penso que foi mais difícil e as pessoas estavam mais expectantes relativamente àquilo que ia acontecer e acabámos depois por ser parabenizados por aquilo que fizemos e muita gente arrependeu-se até por não se ter inscrito”. “E estamos convencidos que as coisas este ano correrão melhor e com naturalidade teremos mais gente a participar no cortejo”, referiu Júlio Brito.

O responsável considera que “o 5 de Agosto de 1982 foi uma data marcante na história do renascimento do concelho de Vizela”, daí que, na sua opinião, “as pessoas não são indiferentes a esta data, que está bem viva e presente na memória de todos”.