Concelho de Vizela festeja 21 anos com cinco dias de festa

Confira a programação.

Arrancam esta sexta-feira, dia15, as comemorações evocativas dos 21 anos de elevação e Vizela a concelho, prolongando-se até dia 19. O programa promovido pela Câmara Municipal inclui música, com Anselmo Ralph como cabeça de cartaz, homenagens e a Feira do Bolinhol.

No próximo dia 19 de março, terça-feira, o Município de Vizela comemora o seu 21º aniversário, assinalando a luta pela autonomia administrativa do concelho, que viu o seu objetivo alcançado a 19 de março de 1998.

O programa é vasto, variado e pretende satisfazer todos os gostos e públicos sendo que é objetivo mais uma vez este ano, destacar o Bolinhol, com a feira alusiva ao doce tradicional de Vizela.

 

Sexta-feira, dia 15

 

As comemorações arrancam com uma noite dedica ao público mais jovem. Pelas 21h00 terá lugar a apresentação do Concurso Bandas de Vizela 2019 sendo que de seguida atua a banda Typical Me, vencedora da edição do concurso do ano passado. A noite termina com Dj’s, que irão atuar no Jardim Manuel Faria, local onde vão decorrer as iniciativas.

Sábado, dia 16

A Feira do Bolinhol arranca no sábado, dia 16, pelas 11h00, e vai estar patente no Jardim Manuel Faria até dia 19 de março, terça-feira. Aquando da apresentação oficial do programa, o presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado, destacou a importância do Bolinhol enquanto produto turístico gastronómico, apostando na realização deste certame, aliado às comemorações do aniversário do Município. Destacou também a aposta que a autarquia tem efetuado na divulgação do doce tradicional de Vizela, sendo disse exemplo, não apenas a realização da Feira, mas também a promoção do Bolinhol além-fronteiras, como foi o caso da” Xantar”. Nos últimos dias, a Câmara Municipal de Vizela deu conta também que já apresentou uma candidatura para tornar o Bolinhol uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal.

A animação estará reservada para a tarde. A partir das 15h00 sobem ao palco os grupos musicais que se traduzem na prata da casa. À noite, pelas 22h00 atuará a banda vizelense “Duvale”.

Domingo, dia 17

E a música terá seguimento no domingo à tarde, também ela protagonizada pela prata da casa. Ou seja, às 15h00, sobem ao palco os 4 Mens e mais tarde, pelas 16h30, Tânia Sampaio irá também animar os presentes no Jardim Manuel Faria.

Segunda, dia 18

Como na terça-feira é feriado municipal, entendeu a Câmara Municipal apostar num nome marcante do panorama musical nacional. O cabeça de cartaz é Anselmo Ralph e tem atuação marcada para as 22h00, também no Jardim Manuel Faria. A ideia é chamar ao concelho gente dos concelhos limítrofes. Victor Hugo Salgado já havia referido que é importante a aposta na realização de eventos como motor de desenvolvimento turístico e o programa das comemorações do 21º aniversário é disso exemplo. O espetáculo de Anselmo Ralph é de acesso livre.

Terça-feira, dia 19

O dia 19 de março será marcado pelas cerimónias solenes. Às 09h00 terá lugar a celebração da missa solene do aniversário do concelho de Vizela, desta vez na igreja de S. Paio, seguindo-se a inauguração da Capela Mortuária daquela paróquia. Às 10.30h terá lugar a receção dos convidados no edifício-sede do Município, seguindo-se a inauguração dos Monumentos de Homenagem a Manuel Campelos e de Homenagem ao Povo de Vizela.

Depois, às 11h00 terá lugar a sessão solene no Jardim Manuel Faria, onde a Câmara Municipal, ao abrigo do Regulamento do Conselho das Condecorações Municipais, vai distinguir personalidades e instituições com medalhas honoríficas de Mérito Municipal Grau Prata – Confraria de S. Bento das Peras; Manuel de Jesus da Cunha Marques; Domingos Xavier de Freitas; e Manuel Rogério Pinto Caldas a título póstumo - e ainda reconhecer, através da atribuição de um galardão de mérito, os jovens quadros vizelenses que atualmente, pelo percurso de vida, académico e profissional, se destacam a nível nacional, nas suas mais variadas vertentes, sejam elas na cultura, na ciência, na comunicação, na música, na moda ou no desporto - José Manuel Oliveira Marques (maestro da Banda de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense); Rui Martins (chefe de cozinha); Tiago Campante (astrofísico); Carlos Santos (Piloto de automobilismo); e Rui Ferreira (treinador de atletismo).

A tarde voltará a ser de festa, no Jardim Manuel Faria, onde prossegue a Feira do Bolinhol, aliada a um tarde musical. O Toy será a grande atração pelas 16h30 mas antes ainda atuam os vizelenses Sedarf.