Comissão de Festas de S. Gonçalo eleva tradições

Confira o programa festivo para este sábado e domingo.

As Festas em Honra de S. Gonçalo começaram em dezembro com a erguida do pau da bandeira, mas há muito ainda para ver até ao próximo domingo, dia em que chegam ao fim as festividades na freguesia de S. Paio.

No sábado, dia 13, vão atuar Marco & Carina, às 21h00, mas a grande atração será Maria Lisboa e a sua banda com espetáculo marcado para as 22h00. “Este ano nem tínhamos grandes ideias, quando o empresário cá veio é que começámos a estudar nomes e depois achámos que ia ser uma boa artista e optámos por ela”, assim explica Armindo Sampaio, presidente da Comissão de Festas, a escolha da cantora portuguesa. Já no domingo, dia 14, será possível acompanhar a atuação do Rancho Folclórico de Polvoreira, às 14h30, mas também da Banda Filarmónica Vizelense que vai atuar duas vezes, a primeira por volta das 14h00 e a segunda pelas 17h30. Referir ainda que a Banda Filarmónica vai acompanhar o cortejo das juízas, pelas 09h45.

O som dos bombos do grupo Zés Pereiras Estrelas do Norte será também importante para a recolha de donativos pela freguesia e no sábado ainda será possível escutar o Cantar dos Reis ao pároco e a toda a comunidade, pelas 19h00.

 

Festividades costumam atrair muitas pessoas à freguesia

 

S. Gonçalo faleceu no dia 10 de janeiro e a data foi também assinalada em S. Paio com a realização de uma missa e de uma procissão. Ao nível religioso salienta-se ainda a eucaristia vespertina do próximo sábado e a missa solene de domingo que terá início às 10h30 e será abrilhantada pelo grupo coral da paróquia. Já de tarde, pelas 16h30, sai à rua a procissão.

Armindo Sampaio é natural de S. Paio e já esteve na organização das Festas de S. Gonçalo noutras ocasiões. O presidente da Comissão de Festas enaltece o quanto a freguesia é visitada nesta altura do ano, devido às festividades: “Vejo que gostam de vir aqui à nossa terra, apreciam muito as nossas festas. É uma festa de inverno, mas se não chover é uma romaria que junta aqui muita gente. Muita gente vem honrar o santo, outras vêm para ver os espetáculos, mas, de qualquer das formas, é uma romaria que costuma juntar muita gente”.

 

Programa

 

Sábado, dia 13

08h00 – recolha de donativos na freguesia, acompanhada pelo grupo Zés Pereiras Estrelas do Norte

19h00 - cantar dos Reis ao pároco e a toda a freguesia

19h30 - eucaristia vespertina

21h00 – atuação do Duo Marco & Carina

22h00 - espetáculo de Maria Lisboa e a sua banda

24h00 – sessão de fogo de artifício

 

Domingo, dia 14

08h30 – receção da Banda Filarmónica de Vizela no recinto da festa

09h45 - cortejo das juízas

10h30 – eucaristia solene em honra de S. Gonçalo, animada pelo grupo coral da paróquia

13h30 – saída do tradicional cortejo da Rua de Vilarinho, com os tremoços e vinho de S. Gonçalo

14h00 - bênção dos tremoços e do vinho, seguindo-se a atuação da Banda Filarmónica

14h30 – atuação do Ranho Folclórico de Polvoreira

15h00 - bazar das prendas

16h30 - procissão em honra de S. Gonçalo

17h30 – atuação da Banda Filarmónica Vizelense

18h00 – distribuição dos tremoços e do vinho pelos presentes

19h00 – encerramento das festas com fogo de artifício