Cancro Infantil discutido na EB 2, 3 de Vizela

A palestra sobre o Cancro Infantil foi uma iniciativa organizada pelo Lions Clube em parceria com o Agrupamento.

O auditório da E. B. 2, 3 de Caldas de Vizela foi, esta manhã, palco da palestra “Vamos Combater o Cancro Infantil”, uma iniciativa organizada pelo Lions Clube de Vizela em parceria com o Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela, no âmbito do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento.

O palestrante foi Carlos Lopes, especialista em Anatomia Patológica e Investigador na área do cancro, que durante duas sessões, no total cerca de 200 alunos daquele estabelecimento de ensino, foi desmistificando a doença cancro, em especial o pediátrico.

Para Carlos Lopes esta palestra sobre cancro infantil dirigido ao público mais jovem é importante pois ajuda-os a perceber “como é que a doença se manifesta e sobre a forma de tentar fazer diagnóstico mais precoce” e que a mesma é curável. O médico diz ainda que trazer estas palestras às escolas é fundamental, pois “a escola tem um papel importante no diagnóstico de cancro infantil pois é aqui que manifestam sinais e sintomas que em casa não aferem porque muitas vezes nem têm tempo de estar com os pais”.

Paula Nascimento, a professora responsável pelo Projeto de Cidadania e Desenvolvimento deste estabelecimento de ensino, contou que esta parceria com o Lions Clube de Vizela vem no seguimento do domínio saúde incorporado nesta nova disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, “mas em vez de ser numa perspetiva teórica e até aborrecida para eles, nós quisemos tornar as aulas mais atrativas, mais dinâmicas e, por isso, estabelecemos estas parcerias de maneira a sensibilizar os alunos e a terem um comportamento mais ativo e responsável na comunidade”.

“Neste Projeto da Cidadania abordamos vários assuntos que vão desde os Direitos Humanos, desde a saúde, a sexualidade, a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável, a participação em organizações democráticas (…) no sentido do enriquecer e ampliar os saberes dos alunos e das famílias” desvendou a professora.

Armindo Faria, presidente do Lions Clube de Vizela, em entrevista à Rádio Vizela, afirmou que “sendo a luta contra o cancro uma das grandes áreas da atividade do Lions Clube Internacional, achamos por bem começar logo pelos pequeninos a explicar-lhe e falar-lhes sobre uma doença tão grave, mas que deve ser respeitada de maneira a que as pessoas, principalmente as crianças, percebam que não é uma doença sem cura, é uma doença séria, grave, que merece atenção, que todos devemos estar preocupados, mas que podemos combate-la, podemos lutar contra ela, ela não será vencedora”. O presidente do Lions Clube de Vizela falou sobre esta parceria com o Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela: “Uma parceria muito feliz, que aceitou de braços abertos o nosso desafio, fazendo assim juntos um trabalho útil em prol da comunidade”.

Bonecos Lucas no combate contra ao cancro infantil

Uma das iniciativas do Lions Clube de Vizela em prol do combate contra o cancro infantil é o “Boneco Lucas”. Tal como explica Armindo Faria, “a associação Lions Internacional, na vertente nacional, teve a feliz ideia de criar este projeto “Lucas” e todas as doações que conseguimos obter são direcionadas para a investigação contra o cancro infantil”. Pode adquirir o “Boneco Lucas” na sede do Lions Clube de Vizela e nas escolas do Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela.

IMG-20200214-102550">" />