Câmara vem dizer que 43 mil euros são para 3 homenagens

Afirma que não o comunicou ontem, porque a decisão era ainda sigilosa.

Na reunião desta terça-feira do Executivo Municipal foi colocada em deliberação a ratificação da decisão de aprovação da 12ª modificação aos Documentos Previsionais de 2019, da qual constava um reforço de 43 mil euros para a reconstrução e recuperação da rede viária municipal, apresentando como motivo a requalificação da rotunda do Castelo.

Ainda antes da votação, a vereadora do PS, Dora Gaspar, questionou o presidente da Câmara Municipal de Vizela (CMV) sobre o teor da intervenção a ser executada, ao que lhe foi respondido, que a mesma se prendia com a colocação de um monumento em homenagem ao Lions Clube.

A proposta não obteve o aval do PS, que votou contra, tendo a mesma sido aprovada por maioria. Afirmou, na altura, a vereadora Dora Gaspar que o partido que lidera não está contra “o monumento” mas sim contra a despesa pública que a sua criação implicaria principalmente, quando em causa está um movimento recente, com apenas um ano de atividade, e “sem que lhe seja reconhecida uma ação benemérita em prol das populações”. Já no final da reunião lembrou que o Lions Lions Club de Vizela “é uma associação cujos membros estão diretamente associados ao movimento político “Vizela Sempre”.

Ainda no decorrer da reunião e em resposta à vereadora do PS, o autarca Victor Hugo Salgado defendeu o princípio da coerência, afirmando, por isso, que a CMV deve adotar com o Lions Clube de Vizela a mesma postura que teve no passado com o Rotary, uma vez que o clube também dispõe na entrada a norte da cidade de um monumento alusivo à sua presença em Vizela.

Entretanto, esta quarta-feira, a CMV emitiu um comunicado, afirmando que o objetivo desta alteração ao Orçamento foi o de criar condições para que a autarquia possa efetuar três homenagens e não apenas uma, não tendo o Presidente da CMV avançado ontem publicamente com esta informação pelo facto de ainda estarem em sigilo e do Município ainda não ter abordado, à altura, os familiares dos homenageados.

Desta feita, vem agora a CMV informar que o valor do reforço, 43 mil euros, será utilizado na realização de três homenagens: Alfredo Ribeiro – junto à AIREV; Rotunda Joaquim Sousa Oliveira – junto à Ponte Romana; e Rotunda Lions Clube de Vizela – junto ao Castelo.

Ainda neste comunicado, a CMV afirma lamentar “a atitude do PS Vizela e o aproveitamento político que fez desta matéria”, acusando-o de tentar “iludir os vizelenses com demagogia, alegando que o objetivo desta alteração ao orçamento foi realizada para beneficiar uma instituição em particular”.

PUB___