Câmara Municipal efetua testes ao Covid-19

Os testes de despiste e diagnóstico ao Covid-19 terão início esta sexta-feira, dia 27.

A Câmara Municipal, a partir desta sexta-feira, dia 27, irá efetuar testes de despiste ao Covid-19 nas IPSS e a garantes efetivos de segurança e saúde pública de maneira a reforçar a segurança e rastrear os mais vulneráveis.

No contexto de pandemia global da Covid-19, a Câmara Municipal de Vizela vem informar que “a partir de sexta-feira, dia 27, em colaboração com a Unilabs Portugal, vai assegurar a realização de despiste e diagnóstico ao novo coronavírus”.

Esta medida, tal como informa a autarquia, tem como objetivo de reduzir o impacto provocado pela pandemia no concelho, minimizando a propagação do vírus e assegurando as boas condições de funcionamento das instituições. Será o Município de Vizela a assumir os custos da realização destes testes, num valor estimado em 50 mil euros.

Diz a autarquia que o primeiro objetivo é “reforçar a segurança de todos os que são garantes efetivos da segurança e saúde”, assim sendo, será feito o rastreio aos agentes da GNR, bombeiros, médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de saúde das Unidades de Saúde Familiar.

Já o segundo objetivo passa pela problemática que se tem vindo a verificar no país e noutros países da Europa, ou seja, a autarquia decidiu rastrear todos os utentes, profissionais e técnicos das IPSS, desde logo a Santa Casa da Misericórdia de Vizela, Centro Social e Paroquial de Santa Eulália, Centro Social e Paroquial de S. Miguel e a AIREV.