Local

17 Fevereiro de 2017

Fátima Anjos

Temas

Mais Notícias

Local

Câmara Municipal doa terreno aos Bombeiros de Vizela

+

Câmara Municipal doa terreno aos Bombeiros de Vizela

Proposta foi aprovada por maioria. Cidália Cunha votou contra.

O Executivo Municipal de Vizela esteve ontem reunido e aprovou por maioria a doação de um terreno à Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela (RAHBVV) para que a instituição reúna as condições necessárias à criação de um Centro de Instrução. No futuro, a existir homologação por parte da Escola Nacional de Bombeiros, este poderá vir a transformar-se num Centro de Formação.

Centro de Formação mais próximo é nas Taipas

O terreno está localizado no Lugar de Cruz Vilar, na Freguesia de Caldas de Vizela, e quando o mesmo foi doado à Câmara por um particular, este havia colocado como ónus, o fim a que ele teria de se destinar - a criação de Habitações Sociais. Desta feita, a família teve agora de concordar com a retirada desta condição do protocolo rubricado no passado, para que a Câmara Municipal de Vizela pudesse efetivar a doação aos Bombeiros.

No entanto, disse ontem o autarca Dinis Costa, recusando-se a apontar nomes, que houve uma tentativa, a que apelidou de “lamentável”, de demover esta família de aceitar a retirada do ónus. O presidente da Câmara disse apenas que falará mais sobre o assunto no local adequado e no momento que entender como certo.

Cidália pediu colocação de ónus para impedir venda futura do terreno

A proposta de doação deste terreno à RAHBVV só não foi aprovada por unanimidade, porque a vereadora Cidália Cunha decidiu votar contra. Não porque esteja contra a doação, porque diz concordar com a mesma, mas antes pelo facto de que não existe nenhum protocolo, onde esteja fixado um ónus que impeça que, no futuro, o terreno seja vendido ou utilizado para outros fins. “Eu confio no trabalho da atual Direção, mas não sabemos o futuro”, acrescentou a vereadora. Disse ainda Cidália Cunha que a proposta ontem sujeita a votação deveria ser acompanhada pelo pedido efetuado pela RAHBVV.

No período destinado ao público, interveio Mário Costa, que integra a direção da Real Associação, e que garantiu que o pedido da associação à Câmara Municipal aconteceu em reunião tida no quartel vizelense e que ficou registado na ata da sessão. Já o edil Dinis Costa afirmou que “não precisa de nenhum ónus” e que “a Câmara Municipal faz esta doação com todo o gosto”.

O terreno em causa tem uma área de 10.200 metros quadrados e está avaliado em 204 mil euros. Atualmente, o Centro de Formação mais próximo de Vizela encontra-se localizado nas Caldas das Taipas.