Bombeiros de Vizela recebem hoje Medalha de Mérito

Condecoração será entregue pelas 11h00, na Igreja de São Roque no Largo Trindade Coelho, em Lisboa.

Por deliberação de Dom Duarte Pio de Bragança, Grão-mestre da Real Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, será concedida à Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela a Medalha de Mérito de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa - Padroeira do Reino

A condecoração será entregue este domingo, dia 21 de outubro, às 11h00, na Igreja de São Roque no Largo Trindade Coelho em Lisboa, na Missa comemorativa dos 150 anos da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lisboa, a qual será celebrada por Dom Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa. Terá a mesma transmissão televisiva pela TVI e radiofónica pela Radio Renascença.

A entrega da Condecoração será feita em mão por Dom Duarte Pio de Bragança. Na cerimónia de tomada de posse dos novos Órgãos Sociais da RAHBVV, na última sexta-feira, José Pires, no seu discurso, referiu-se a esta condecoração como “um marco histórico associado a um reconhecimento efetuado no dia 10 de junho de 1905 por sua Alteza Real Rei D. Carlos”. “Este reconhecimento representa um heroico passado, este reconhecimento representará uma responsabilidade futura”. “Um reconhecimento feito à heroicidade do serviço a tão nobre causa: Ajudar, Proteger e Salvar Vidas! Com certeza, esta, como noutra associação ou corporação, teve heroicos momentos, mas também terá tido momentos menos felizes, mais críticos. Felizmente, a causa sempre esteve mais presente no coração dos Homens. Assim, a todos os que serviram esta causa, um reconhecido e sincero agradecimento”.

Num total de 461 Associações de Bombeiros do País, apenas 19 delas vão receber esta prestigiante condecoração correspondendo às associações reconhecidas com o título de Real. A associação vizelense passou a ostentar o título de Real, em 10 de junho de 1905, atribuída em Lisboa por carta régia, pelo Rei D. Carlos, que concedeu o privilégio de Real à corporação Vizelense passando esta, doravante, a designar-se por Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela.

No distrito de Braga existem a RAHBV de Vizela e a RAHBV de Famalicão.