Arranca hoje o ano letivo 2017-2018

Começa hoje mais uma jornada para milhares de alunos.

O ano letivo no Agrupamento de Escolas de Vizela tem início esta quarta-feira, dia 13. “A maior parte dos ciclos farão a apresentação durante a manhã, a partir das 09h30, e o 3º ciclo e 11º ano farão da parte da tarde, a partir das 15h00. As aulas recomeçarão no horário que está estabelecido a partir de 14 de setembro”, explicou Abílio Costa, diretor do Agrupamento de Escolas de Vizela. De acordo com o diretor, “os professores estão todos colocados”, no entanto, alguns docentes “devido a estarem de doença prolongada terão que ser substituídos, esperemos nós até ao dia 13”. Relativamente ao pessoal não docente, Abílio Costa garante que está tudo controlado.

Já no Agrupamento de Escolas de Infias as aulas arrancaram ontem, dia 12, para todos os ciclos de ensino. Segundo a diretora Rosa Carvalho, ao nível da colocação de docentes ainda falta “preencher alguns horários, mas esses horários correspondem a horários incompletos ou por doença justificada”. Contudo, garante, é “tudo residual e nada de anormal”. No que diz respeito aos não docentes, Rosa Carvalho explica que o Agrupamento cumpre o rácio, “embora se considere que não seja o ideal”. “Gostaríamos de ter mais funcionários para melhorar a qualidade. Na minha opinião os rácios têm que ser alterados”. No Agrupamento de Escolas de Infias, recorde-se, o 5º ano está integrado no projeto de flexibilização escolar. Trata-se de um desafio novo mas que todos na escola, refere Rosa Carvalho, estão “muito entusiasmados”.

Quanto ao Colégio Vizela, as aulas arrancaram já na sexta-feira, dia 08, para o 1º ciclo, 2º ciclo, até ao 8º ano e ensino secundário. Depois, no 9º ano, as aulas têm início hoje. De acordo com João Monteiro, diretor do Colégio Vizela, “os objetivos são colocar em prática o projeto educativo”. “Como sabe, nos contratos de associação só temos mesmo o 9º ano e os objetivos são continuar com o nosso projeto, mas agora mais numa perspetiva de ensino privado”.

Há duas turmas de 9º ano no Colégio Vizela e perspetiva-se que este seja o fim dos contratos de associação neste estabelecimento de ensino.