Aprovado Plano Operacional Municipal de Vizela

Em reunião no passado dia 16.

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Vizela aprovou por unanimidade o Plano Operacional Municipal (POM) de Vizela para o ano de 2018 apresentado pelo Gabinete Técnico Florestal do Município, em reunião do dia 16 de abril, informou a autarquia.

A Comissão, presidida pelo presidente da Câmara, Victor Hugo Salgado, é composta pelos cinco presidentes das Juntas de Freguesia, pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, pelo Comandante do Posto da GNR de Vizela, pelo Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vizela, e pela Associação Silvicultores do Vale do Ave.

Esta Comissão é uma estrutura de articulação, planeamento e ação, que tem como missão a coordenação dos programas de defesa da floresta, a desenvolver no combate aos incêndios florestais, ao nível do Município de Vizela, em complemento da Diretiva Operacional Nacional n.º 2/2018 -"Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais".

De acordo com nota de imprensa da Câmara, estão definidos neste plano os meios humanos e respetivos contactos, os meios técnicos e materiais que serão utilizados nas operações de vigilância e deteção, fiscalização e primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio, bem como a sua coordenação no teatro de operações e a cartografia de apoio à decisão.

Assim, com este planeamento municipal, “pretende-se acautelar uma intervenção mais rápida nos incêndios na sua fase inicial, para assim se limitar o seu desenvolvimento”.

O Município também iniciou, no passado mês de março, o reforço dos equipamentos da Proteção Civil, com a aquisição de uma viatura 4x4 com diverso equipamento, com a constituição da equipa de prevenção de Proteção Civil, que foi também devidamente equipada com o fardamento respetivo.