André Pedrosa distinguido pelo Turismo Centro de Portugal

Tese académica de estudante vizelense da Universidade de Aveiro foi distinguida pelo Turismo Centro de Portugal.

Foram dois os trabalhos elaborados na área do Turismo desenvolvidos na Universidade de Aveiro e que venceram a 1ª edição do concurso de Teses Académicas, promovida pela Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal.

Um dos trabalhos foi desenvolvido, no âmbito de um doutoramento, tem como autora Joana Inês da Silva, e tem por título: “Turismo em família: a importância do Turismo para famílias economicamente carenciadas”.

Já na categoria “Tese de Mestrado”, o vencedor foi o vizelense André Inácio Teixeira Pedrosa com o trabalho "Definição de percursos turísticos cicláveis na Região de Aveiro com recurso aos sistemas de informação geográfica". De acordo com o jornal online da Universidade de Aveiro, o seu trabalho beneficiou de uma pontuação decisiva num dos critérios que constavam do regulamento e que dizia respeito ao impacto da tese nas empresas turísticas da região Centro de Portugal e/ou nas entidades públicas com competências no setor".

Tese de mestrado identificou percursos turísticos cicláveis para a Região de Aveiro

Ainda de acordo com a publicação online, “o estudo de André Pedrosa chega a dez percursos curtos, seis médios e quatro longos que podem ser aproveitados pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) na promoção da bicicleta e do turismo na região” O trabalho desenvolvido pode ser utilizado no planeamento da mobilidade ciclável nos municípios na Região de Aveiro, e ainda reproduzido noutros territórios interessados nestas questões. As entidades privadas beneficiam com a promoção do seu território ou com a possibilidade de explorar este serviço”, acrescenta.

O trabalho do vizelense André Pedrosa resultou de um projeto realizado no âmbito de um estágio na Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, sendo que “os percursos turísticos cicláveis que foram identificados na Região de Aveiro “serão implementados no terreno e disponibilizados aos visitantes no website desta mesma entidade - a CIRA.

O júri final dos Concursos de Teses Académicas, foi presidido por António Martins, em representação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro, estando a entrega de prémios marcada para o “Vê Portugal” - 4.º Fórum de Turismo Interno, que se realiza de 29 a 31 de maio, em Leiria.