AE de Caldas de Vizela em Espanha em ERASMUS +

Em Torrelavega, na Cantábria, em Espanha.

O tema “Digital Integration in the Classroom Courses” voltou a reunir alunos e professores de sete países, desta vez em Torrelavega, na Cantábria, em Espanha.

Ao trabalho, como já é habitual, juntaram-se experiências que vão para sempre fazer parte dos livros das histórias das vidas de todos os envolvidos. Sobretudo para os jovens participantes que viveram intensamente momentos de aprendizagem e de enriquecimento cultural, de construção de amizades e partilha de conhecimentos com todo um grupo proveniente de regiões, religiões e hábitos tão díspares.

Desceram às profundezas da gruta de Altamira (uma cópia fiel da original) e subiram às montanhas, belas e desafiadoras, dos Picos da Europa, onde ainda havia umas réstias de neve.

Aprenderam a fazer fogo com sílex atritado por um material férrico mas também através da fricção de duas espécies de madeira de resistências diferentes. Viram como construir um “ninho de fogo” e assim começar a fogueira que permitiu aos antepassados se aquecerem e cozinhar os alimentos. Experimentaram a vertiginosa subida do teleférico Fuente Dé e desafiaram o medo das alturas para se sentirem pequeninos ao observara a grandeza natural que estava perante os seus olhos.

Maria José Ramos